Li um artigo muito interessante no site da Microsoft e achei importante compartilhar com todos vocês, pois tenho certeza que há muitas pessoas e seguidores que pensam em ser um empreendedor em um futuro próximo. O artigo possui dicas que parecem óbvias mas muitos esquecem.
No final do artigo tem a fonte/referência.
________________________________________
Comece o ano com uma nova ideia de negócio
Nesta época do ano, é comum encontrar com pessoas que já começaram a fazer seus planos para o ano que se inicia. Iniciar novos projetos, entre eles, abrir o próprio negócio, é muito comum em muitas dessas listas. E o Brasileiro já possui uma veia empreendedora por natureza: para se ter uma ideia, de acordo com o Serasa Experian, somando todas as empresas criadas nos nove primeiros meses de 2015, o número é de 1.522.988 contra as 1.457.956 nascidas entre janeiro e setembro de 2014, registrando um aumento de 4,5% no período.
Você se encaixa neste cenário e tem vontade de começar 2016 com uma ideia de negócio? Empreender é a sua paixão e você só precisa de um empurrão para iniciar o novo ano explorando todo o cenário que o seu negócio oferece? Se você não sabe por onde começar, saiba que não está sozinho e nós queremos te ajudar a chegar lá. Dessa forma, selecionamos algumas dicas que irão te ajudar a começar o seu novo negócio. Confira!
Análise seu cenário atual: se você está insatisfeito com a sua situação atual, saiba que ninguém poderá resolvê-la, exceto você mesmo. Não adianta culpar a economia, seu chefe, seu companheiro (a) ou a sua família. A mudança só pode ocorrer quando você tem a convicção de quer que ela aconteça;
Identifique o negócio ideal para você: permita-se explorar. Esteja disposto a olhar para você mesmo e ouvir sua intuição. Temos a tendência de ignorar nossa intuição mesmo que, no fundo, já tenhamos a resposta. Pergunte a você mesmo: “O que me dá energia, mesmo quando estou cansado? ”.
Como saber se um negócio é ideal para mim? Veja os itens abaixo e veja como você se sente a cada um deles:
Faça o que você sabe: você foi demitido ou quer uma mudança? Analisar o trabalho que você tem e os seus feitos no passado pode ajudar a elencar suas habilidades e oferece-las como serviços ou produtos;
Faça o que os outros fazem: estude o mercado e veja o que as empresas que você gosta fazem e o que deixam de fazer. Identifique os pontos fracos e fortes e tente entrar neste mercado;
Resolva um problema de mercado: existe alguma lacuna de atuação neste setor? Existe algum produto que você gostaria de trazer para o mercado? (Lembre-se, este é o item de maior risco citado nesta lista). Se você optar por fazer isso, certifique-se de que você vai estudar tudo o que conseguir sobre este mercado e fará um planejamento completo antes fazer qualquer investimento.
Planos de negócio aumentam suas chances de sucesso: a maioria das pessoas não se planejam, mas isto irá ajudá-lo a chegar ao mercado mais rapidamente. Um plano de negócios fornece clareza, foco e confiança. Você deve escrever seus objetivos, estratégias e etapas de sua ação. Dessa forma, sua empresa começa a se tornar real.
Faça as seguintes perguntas para você mesmo:
- O que estou construindo?
- Quem é o meu público?
- Qual é a promessa que faço aos meus clientes e para mim mesmo?
- Quais são os meus objetivos, estratégias e passos para alcançar meus objetivos?
Conheça seu público antes de começar a gastar dinheiro: se agora você já sabe com o que quer trabalhar para abrir o seu negócio, chegou a hora de pesquisar profundamente o mercado antes de pensar em fazer qualquer ação. As pessoas realmente vão querer consumir seu produto/serviço? Qual é o tamanho de seu mercado? Quem são seus clientes ? O produto ou serviço é relevante para o dia a dia das pessoas? Por qual razão eles precisam? Existem pesquisas gratuitas que você pode realizar para começar a conhecer o seu mercado, mas saiba que a forma mais importante de obter essas informações ainda é a pesquisa direta com seu mercado.
Conheça suas finanças: como empreendedor, sua vida pessoal e empresarial acabam por se interligar. Portanto, ter uma compreensão detalhada de suas finanças pessoais, bem como a capacidade de controlá-los, é um primeiro passo essencial antes de procurar financiamento externo para o seu negócio. Como você está criando o seu plano de negócios, você terá de considerar que tipo de negócio você está desenvolvendo – um negócio de estilo de vida (menor quantidade de investimento), uma franquia (investimento moderado, dependendo da franquia), ou uma empresa de alta tecnologia (exigirá um investimento de capital significativo).
Construa uma rede: agora, você precisa cultivar uma rede de apoio, com consultores, parceiros, aliados e fornecedores. Se você acredita em seu negócio, os outros também o farão.
Venda criando valor: mesmo adquirindo produtos e serviços todos os dias, as pessoas não querem se sentir comprando qualquer coisa. Ao considerar seus clientes, pergunte-se:
– O que eu posso oferecer a eles?
– Como posso torná-los felizes após adquirirem meus produtos/serviços?
Esta abordagem pode ajudá-lo a ter novas maneiras de aprimorar o seu produto/serviço e entregar mais valor, o que os seus clientes irão apreciar.
Mostre-se para o mundo: Esteja preparado para dizer quem você é e o que você faz com toda a firmeza que puder. Abraçar e usar as ferramentas on-line mais eficazes (Twitter , Facebook, YouTube , LinkedIn ) disponíveis para compartilhar suas notícias . Use sites de redes sociais como um ponteiro que indica para onde vai o interesse de seus fãs e seguidores.
Você já sabe que as redes sociais são essenciais atualmente, mas não subestime o poder de outros métodos para ganhar notoriedade no mercado: por exemplo, marketing boca a boca, sites proprietários, e-mail marketing, assessoria de imprensa, colunas e artigos e newsletters, por exemplo.
Com informações de: http://www.entrepreneur.com
Fonte/Referência: https://www.microsoft.com/pt-br/business/business-news/8-tips-for-starting-your-own-business-in-2016?CR_CC=200743845