Quem leu sobre o recurso Windows Recall viu que um dos pré-requisitos para utilização é o Copilot+ PCs. Mas, o que seria Copilot+ PCs?
A Microsoft define como uma nova categoria de computador com pelo menos uma CPU com NPU com mais de 40 TOPS de desempenho, 16 GB de RAM e 256 GB de SSD.
A primeira leva dos PCs Copilot+ estará disponível em 18 de junho de 2024, alguns dos quais incluem:
- Surface Pro (11.ª Edição).
- Surface Laptop (7ª Edição).
- Samsung Galaxy Book4 Borda.
- DELL Inspiron 14 Plus.
- DELL XPS 13.
- Acer Swift 14 AI.
- Lenovo Yoga Slim 7x.
- ASUS Vivobook S 15.
- HP OmniBook X 14.
Um componente que esses novos Copilot+ PCs têm em comum é o novo processador Qualcomm Snapdragon X Elite, o único processador no mercado hoje que atende aos requisitos para habilitar todos os recursos de IA que chegam ao Windows 11 versão 24H2.
Espera-se que a AMD apresente seu processador Ryzen AI, que integra uma NPU com 50+ TOPS para atender aos requisitos do Copilot+ PCs. No entanto, levará algum tempo para que os dispositivos com esse processador cheguem ao mercado.
Além disso, a Intel planeja lançar seus processadores Lunar Lake que serão compatíveis com a experiência de Copilot+ PCs, pois integrará uma NPU com mais de 40 TOPS.
Atualmente, o Windows Recall funciona em dispositivos baseados em ARM64, mas eventualmente ficará disponível para a arquitetura x86, já que AMD e Intel planejam lançar chips com NPU integrada.
Mais informações sobre Copilot+ PCs: Introducing Copilot+ PCs – The Official Microsoft Blog
Definição de TOPS
TOPS significa Tera Operations Per Second, e é uma métrica usada para medir o desempenho de Unidades de Processamento Neural (NPUs). Ele essencialmente diz quantos trilhões de operações matemáticas uma NPU pode realizar em um único segundo.