Já se passaram quase 30 anos desde que o Wordpad está disponível como uma alternativa gratuita a outros processadores de texto, mas agora a Microsoft está encerrando oficialmente o suporte.
O Windows 11 foi lançado há apenas dois anos, mas o sistema operacional mais recente da Microsoft já trouxe consigo uma infinidade de novos benefícios e aplicativos para usuários do Windows em todo o mundo. Com todos esses novos recursos para se preocupar, ocasionalmente aplicativos mais antigos ficam no esquecimento, e agora parece que o WordPad é o programa mais recente a receber esse tratamento. Sim, o Windows WordPad em breve não existirá mais.
Lembrando que já tivemos algo parecido envolvendo a calculadora, paint brush, visualizador de imagens e recentemente a Cortana, que será substituída pelo Copilot. Agora chegou a vez do WordPad, e isso justifica os novos recursos e aprimoramentos que a Microsoft tem feito no Notepad.
De acordo com a Microsoft, a partir deste mês o WordPad “não será mais atualizado e será removido em uma versão futura do Windows”. A notícia vem do documento “recursos obsoletos” no site da Microsoft, que revela uma lista de recursos e aplicativos que não estão mais sendo desenvolvidos ativamente ou que planejam ser totalmente removidos.
WordPad foi originalmente lançado como parte do Windows 95 e tem sido um recurso constante dos sistemas operacionais Windows ao longo de seus 30 anos de existência. Da mesma forma que o Bloco de notas, ele permitia um processamento de texto muito básico e rudimentar, mas era um pouco mais avançado, pois as versões posteriores incorporavam um editor de rich text. Embora faltassem muitos recursos, como verificação ortográfica básica ou cabeçalhos e rodapés, é difícil imaginar qualquer versão do Windows sem ele. Em seu lugar, a Microsoft recomenda usar o ‘Microsoft Word para documentos rich text como .doc e .rft e o Windows Notepad para documentos de texto simples como .txt’.
Não deveria ser uma surpresa que o aplicativo estará ausente nas versões futuras do Windows, especialmente com programas como o Microsoft Word e o Google Docs sendo tão facilmente acessíveis. Embora, da mesma forma que me senti quando ouvi pela primeira vez que o Clippy não estaria mais enfeitando o monitor do meu PC , não posso deixar de ficar triste com a perda de outro pedaço de nostalgia. O WordPad foi uma ótima alternativa gratuita para outros processadores de texto durante sua vida, especialmente para aqueles que cresceram sem condições de pagar uma licença do Microsoft Word (seja ele do Office Professional ou do Office 365).
A Microsoft ainda não declarou exatamente quando veremos o WordPad removido de todas as versões principais do Windows, embora possamos especular que será durante a próxima grande atualização. Enquanto isso, ainda dá tempo de digitar suas despedidas kkkkkkk.