A Microsoft tem investido bastante nas questões envolvendo inteligência artificial, e consequentemente, melhorando constantemente o Copilot. Esta nova capacidade do sistema requer recursos adicionais e por isso a gigante do software tem de definir novos padrões. Assim, e em breve, 16GB de RAM será o mínimo para o Copilot e mais IA do Windows.
A necessidade deste valor de RAM mais elevado, bem como de outro hardware específico, é simples de justificar pela Microsoft. Ainda que muita da capacidade de IA seja central e processada na Cloud, há muita que terá de ser trabalhada localmente, o que aumenta assim as necessidades de recursos.
Certamente que para além deste requisito de memória, outros vão surgir em breve, talhando de forma muito mais precisa o que o Windows necessitará. Falamos de processadores mais recentes, de GPUs com mais processamento e até de NPUs que se complementam e retornam ao Windows as capacidades necessárias.
Com os PCs com IA prestes a chegar ao mercado, a Microsoft precisa balizar os recursos que o Windows necessitará. Isso certamente que irá mexer no mercado e garantir que estes passam a ser o padrão que todos os fabricantes vão adotar. Neste caso temos já os 16 GB de RAM, um salto importante para todos os que vão comprar um PC novo.