Bom, há exato 1 ano atrás a Microsoft lançava oficialmente o Windows 10, um sistema operacional totalmente inovador, com muitos conceitos diferentes, maior integração com outros produtos e dispositivos, novas funcionalidades e recursos, algumas polêmicas, alguns problemas e incompatibilidade. Enfim, durante esse período muitas coisas aconteceram, e continuam acontecendo.
O que gerou maior repercussão no lançamento do Windows 10 foi o fato da Microsoft ter anunciado que o upgrade será gratuito e que todos os usuários de Windows 7, 8 e 8.1 teriam até 1 ano para decidir e realizar essa atualização de forma gratuita, mesmo se o Windows instalado na máquina não fosse original.
Esse prazo de 1 ano esgotou e com certeza muitas pessoas não realizaram a atualização. A última informação é que 350 milhões de PC’s estão rodando Windows 10.
E agora? Vou ter que pagar para fazer o upgrade para o Windows 10?
Ainda não. Existe uma maneira de você atualizar para o Windows 10 e ativa-lo de maneira digital. E ainda é possível voltar para a versão do Windows que você estava utilizando. Explicaremos de forma detalhada como fazer isso no próximo artigo, ok?
Mas vale a pena atualizar para o Windows 10? Como está a aceitação dele no mercado?
Serei objetivo e direto. Vale apena sim migrar para o Windows 10. Além de ser gratuito, os novos recursos e funcionalidades tornam um uso muito mais dinâmico com diversas ferramentas para tornar o seu dia e sua vida mais produtiva e organizada.
Quando a aceitação do Windows 10 no mercado, eu vou apresentar um gráfico de tendência que extrai do Google Trends. Pra quem não conhece, o Google Trends é uma ferramenta do Google que permite você identificar as pesquisas que os internautas veem fazendo acerca de um determinado termo. Na ferramenta é possível visualizar as principais consultas e também as consultas crescentes sobre qualquer assunto e comparações interessantes. Vejam o gráfico de tendência quando comparamos as versões do Windows, 7, 8, 8.1 e 10.
As cores estão representadas da seguinte maneira:
- Windows 7: Azul
- Windows 8: Vermelho
- Windows 8.1: Amarelo
- Windows 10: Verde
Claramente podemos observar uma queda de tendência do Windows 7 e uma forte alta para Windows 10. Já as versões 8 e 8.1, seguem em declínio também.
Resumindo, o Windows 10 é um novo conceito de sistema operacional para usuários, que fica até difícil de comparar com as versões anteriores. Mas claro, muitas pessoas ainda não estão convencidas de que o Windows 10 é a melhor versão lançada até o momento.
Olá Marcelo,
Tenho uma dúvida quanto esta questão do Windows 10. Fiz o upgrade em meu computador e este processo é totalmente automático. Se houve alguma pane em meu computador, só tenho a mídia para a versão anterior que rodava em meu computador antes de eu fazer o upgrade para o Windows 10. Neste caso como ficará uma nova instalação do Windows 10 se eu tiver que formatar meu computador?