Início Windows 11 O que é NPU (Neural Processing Unit)?

O que é NPU (Neural Processing Unit)?

29
0

Unidades de Processamento Neural são chips projetados para acelerar tarefas de IA com mais rapidez e eficiência do que CPUs e GPUs.

Na computação, NPU significa “Unidade de Processamento Neural” e é uma peça de hardware que acelera o processo de tarefas de IA melhor do que uma GPU e CPU. À medida que o mundo avança rapidamente com a IA, a necessidade de uma NPU nos computadores se tornará necessária.

Por exemplo, é um pré-requisito do recurso Windows Recall um Copilot+ PC com processador Qualcomm Snapdragon série X com NPU (Unidade de Processamento Neural), 16 GB de memória e pelo menos 256 GB de armazenamento.

O que é uma Unidade de Processamento Neural (NPU)?

Um NPU é um acelerador de hardware especializado para tarefas de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). A diferença entre uma Unidade Central de Processamento (CPU) tradicional e uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU) é que uma NPU é otimizada para lidar com os cálculos complexos exigidos por algoritmos de aprendizagem profunda, tornando-os incrivelmente eficientes no processamento de tarefas de IA, como processamento de linguagem natural. , análise de imagens e muito mais.

É importante observar que o NPU geralmente está integrado à CPU. Por exemplo, os mais recentes processadores AMD Ryzen 8040, Qualcomm Snapdragon X Elite e Intel Core Ultra combinam-se com um NPU.

A importância das NPUs surge da crescente demanda por aplicações de IA, desde o reconhecimento de voz em assistentes virtuais até a tradução de idiomas em tempo real e o reconhecimento facial. Essas aplicações exigem novo poder computacional para processar e aprender com grandes quantidades de dados. É aqui que as NPUs brilham: elas podem executar esses algoritmos de IA com mais rapidez e eficiência do que suas contrapartes de CPU e GPU.

Inicialmente, as NPUs encontraram seu nicho nos smartphones, aprimorando recursos como funcionalidade da câmera, duração da bateria e segurança. No entanto, à medida que as aplicações de IA se tornam mais predominantes, as NPUs estão a expandir-se rapidamente para novos domínios, incluindo computadores pessoais e portáteis.

Estes são alguns dispositivos Windows 11 com hardware NPU integrado até o momento:

  • Microsoft Surface Pro 10.
  • Laptop Microsoft Surface 6.
  • Lenovo ThinkPad X1 Extreme Gen 5.
  • Dell Latitude 7350 destacável.
  • Estações de trabalho móveis Dell Precision séries 3000 e 5000.
  • Dell Precision 3280 CFF (fator de forma compacto).

Na verdade, daqui para frente, você encontrará o chip na maioria dos dispositivos, como Acer, ASUS, Dynabook, Fujitsu, HP, LG, NEC, Panasonic, Samsung e VAIO. Espera-se que a Microsoft traga o chip Ia para todos os seus dispositivos Surface.

Como verificar se o meu computador possui NPU?

Existem duas maneiras para verificar. A primeira é através do Gerenciador de Tarefas.

  • Clique com o botão direito do mouse em cima da barra de tarefas e selecione Gerenciador de Tarefas.
  • Do lado esquerdo, selecione o ícone de desempenho.
  • Veja se aparece o item de NPU conforme imagem abaixo:

É possível verificar também através do Gerenciador de dispositivos.

  • Clique com o botão direito do mouse em cima do botão iniciar e selecione Gerenciador de Dispositivos.
  • Verifique se existe o dispositivo com o nome Neural Processors (ou Processadores Neural em português).

Se você possui um sistema AMD, no momento em que este artigo foi escrito, de acordo com a empresa, os processadores AMD Ryzen 7040 e 8040 Series são aqueles com NPUs XDNA integrados e núcleos “Zen” para aceleração de IA. No entanto, o Windows 11 não exibirá essas informações até que o Gerenciador de Tarefas receba uma atualização para adicionar monitoramento de NPU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui