Início Sistemas Operacionais Windows 11 Moment 3, a grande atualização do Windows 11. Confira as...

Windows 11 Moment 3, a grande atualização do Windows 11. Confira as novidades!

368
0

A versão mais recente do recurso do Windows 11 agora está sendo lançada para todos, com alguns usuários já obtendo-o como parte do lançamento do Patch Tuesday de junho de 2023 e todos os outros recebendo-o como parte das atualizações do Patch Tuesday de julho. Este (conhecido como Moment 3) apresenta muitas melhorias de qualidade em áreas como barra de tarefas, quadro de widgets, configurações e recursos de acessibilidade.

A Microsoft disponibilizou dois lançamentos de recursos para o Windows 11 versão 22H2 desde seu lançamento no ano passado, como parte de seu novo esforço de “inovação contínua” que vê a empresa atualizando o Windows 11 com novos recursos a cada poucos meses.

O primeiro veio em outubro de 2022 e introduziu guias no File Explorer e outras adições menores (conhecidas como Moment 1). O próximo veio em fevereiro de 2022 e adicionou novas melhorias para usuários de toque, uma bandeja do sistema atualizada e muito mais (conhecida como Moment 2).

Se você ainda não possui esses recursos do Moment 3, pode obtê-los com antecedência, garantindo que a opção “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis” esteja ativada no Windows Update.

Aqui está um resumo de todos os novos recursos e alterações que devem ser incluídos na grande atualização Moment 3:

  • Um layout atualizado do Widgets Board e uma experiência de fixação.
  • Novos ícones animados do clima na barra de tarefas.
  • Botão Bing AI na barra de pesquisa da barra de tarefas.
  • Reconhecimento de código 2FA em notificações.
  • Modo de quiosque de vários aplicativos.
  • Mostrar segundos do relógio na bandeja do sistema.
  • Ícone de status VPN visível na barra de tarefas.
  • Várias melhorias no acesso por voz.
  • Suporte para mais idiomas no recurso de legendas ao vivo.
  • Configurações atualizadas do teclado de toque.
  • Sugestões de nuvem em IME em chinês simplificado.
  • Página de configurações USB4.
  • A caixa de pesquisa ficará mais clara quando o modo de aplicativo estiver definido como claro.
  • Chaves de acesso no File Explorer.
  • Crie despejos de kernel ao vivo no Gerenciador de Tarefas.
  • A pesquisa de configurações é mais rápida.
  • Novas configurações de detecção de presença.

Evolução no quadro de widgets

A Microsoft está atualizando o Widgets Board no Windows 11 com um novo layout que separa seus widgets do feed do MSN. Agora, seus widgets aparecerão à esquerda em sua própria coluna e serão organizados (e podem ser reorganizados) verticalmente. 

A Microsoft também está atualizando a interface para fixar widgets, o que facilita a fixação de widgets instalados no quadro. O Facebook também introduziu um novo widget Facebook.com que mostra atualizações recentes de amigos e notificações.

Notificações e atualizações da barra de tarefas

Uma boa atualização de qualidade chegando no reconhecimento de código 2FA inteligente de atualização do Moment 3 em notificações, que apresentará um botão de cópia dedicado na notificação quando o Windows detectar que um código 2FA foi recebido. Isso funciona melhor ao sincronizar notificações usando o aplicativo Phone Link, mas também funciona em aplicativos locais, como Skype, Telegram e E-mail.

Relativamente à Barra de Tarefas, a Microsoft incluirá pequenas alterações a alguns dos ícones, nomeadamente os ícones meteorológicos que agora se animam quando clica neles, à semelhança dos botões Iniciar e Visão de Tarefas. A Microsoft também adicionou um indicador de status da VPN ao ícone Wi-Fi na bandeja do sistema quando uma VPN está ativa.

Se você tiver a caixa de pesquisa da barra de tarefas habilitada, notará que o ícone de bate-papo do Bing agora é um botão que o leva diretamente ao Edge, em vez de abrir primeiro o painel de pesquisa do Windows. A própria caixa de pesquisa agora também será exibida como um campo de texto branco quando o tema do aplicativo do sistema estiver definido como modo claro, mesmo quando o tema do Windows estiver definido como escuro.

Atualizações no menu de configurações

A Microsoft adicionou várias novas configurações ao Windows 11 com a atualização do Moment 3, incluindo opções para configurar como o teclado virtual se comporta quando um teclado é ou não detectado. Os usuários podem definir o teclado de toque para nunca ser exibido, mesmo quando um teclado não estiver conectado, exibido apenas quando um teclado não estiver conectado ou sempre exibido.

Há também uma nova página de configurações USB4 para visualizar informações sobre hubs e dispositivos compatíveis com USB4, incluindo a capacidade de visualizar a árvore de periféricos USB4 conectados, visualizar atributos e recursos de dispositivos conectados e copiar detalhes de um dispositivo USB4 para sua área de transferência.

A Microsoft também está adicionando de volta a capacidade de mostrar os segundos do relógio na bandeja do sistema, um recurso que costumava fazer parte do Windows 10 e versões anteriores. 

As configurações de privacidade estão sendo atualizadas para incluir novas opções de detecção de presença para controlar quais aplicativos podem detectar sua presença ao usar um PC com hardware compatível. Você pode desativar o acesso ao aplicativo individualmente ou desativar totalmente a detecção de presença.

A Microsoft diz que também atualizou o recurso de pesquisa no aplicativo Configurações para ser mais rápido, portanto, encontrar configurações específicas usando a caixa de pesquisa deve ser uma experiência mais rápida com esta atualização. Por fim, a Microsoft adicionou uma alternância no Windows Update que, quando ativado, fará o download dos recursos mais recentes assim que estiverem disponíveis, em vez de esperar pelo Patch Tuesday mensal.

Melhorias de aplicativos e acessibilidade

Além de todas as novas configurações, a Microsoft atualizou vários aplicativos in-box com novos recursos. O Gerenciador de Tarefas agora tem a capacidade de criar um dump de kernel ativo diretamente na interface do usuário, tornando mais fácil para as pessoas fazerem isso ao solucionar problemas. 

A Microsoft também está trabalhando em uma atualização para o aplicativo Fotos que apresenta um novo recurso de apresentação de slides com diferentes temas, transições e músicas que podem ser tocadas nas apresentações de slides do álbum. Também está trazendo de volta a ferramenta de correção pontual, que costumava fazer parte do aplicativo, mas foi removida quando o Windows 11 foi lançado pela primeira vez.

No lado de acessibilidade, a Microsoft continuou a desenvolver seus novos recursos de acessibilidade com suporte para mais regiões e idiomas. Por exemplo, as legendas ao vivo agora suportam chinês (simplificado e tradicional), francês, alemão, italiano, japonês, português (Brasil), espanhol e outros dialetos ingleses.

O acesso por voz também está recebendo uma nova página de ajuda de comandos no aplicativo, que deve facilitar o aprendizado e a compreensão de como usar o recurso de acesso por voz. Agora também está disponível em mais dialetos ingleses, incluindo inglês – Reino Unido, inglês – Índia, inglês – Nova Zelândia, inglês – Canadá, inglês – Austrália.

Por fim, a Microsoft está atualizando o aplicativo File Explorer com suporte para teclas de acesso nos menus de contexto modernos. Cada tecla de acesso corresponderá a uma letra no nome de exibição.

Abaixo segue a relação de todas as novidades que se sabe até o momento do Windows 11 Moment 3.

  • Novo!  Esta atualização adiciona legendas ao vivo para os seguintes idiomas:
    Chinês (simplificado e tradicional)
    Francês (França, Canadá)
    Alemão
    Italiano
    Japonês
    Português (Brasil, Portugal)
    Espanhol
    Dinamarquês
    Inglês (Irlanda, outros dialetos ingleses)
    Coreano

  • Novo!  Esta atualização redesenha a página de ajuda do comando de acesso por voz no aplicativo. Cada comando agora tem uma descrição e exemplos de suas variações. A barra de pesquisa permite que você encontre comandos rapidamente. As novas categorias fornecem mais orientações. Você pode acessar a página de ajuda do comando na barra de acesso por voz em  Ajuda  >  Exibir todos os comandos  ou usar o comando de acesso por voz “o que posso dizer?” Observe que a página de ajuda pode não incluir todos os comandos. Além disso, as informações suplementares podem ser imprecisas.

  • Novo!  Esta atualização adiciona suporte de comando de acesso por voz para os seguintes dialetos ingleses:
    Inglês (Reino Unido)
    Inglês (Índia)
    Inglês (Nova Zelândia)
    Inglês (Canadá)
    Inglês (Austrália)
  • Novo!  Esta atualização adiciona novos comandos de seleção de texto e edição de acesso por voz.

  • Novo!  Esta atualização adiciona um ícone de status VPN, um pequeno escudo, à bandeja do sistema. Ele é exibido quando você está conectado a  um perfil VPN reconhecido . O ícone VPN será sobreposto na cor de destaque do seu sistema na conexão de rede ativa.

  • Novo!  Agora você pode optar por exibir os segundos no relógio na bandeja do sistema. Para ativar isso, vá para a seção Comportamentos da barra de tarefas em  Configurações  >  Personalização  >  Barra de tarefas . Você também pode clicar com o botão direito na barra de tarefas para acessar rapidamente as configurações da barra de tarefas.

  • Novo!  Esta atualização fornece um botão de cópia para você copiar rapidamente os códigos de autenticação de dois fatores (2FA). Eles estão em brindes de notificação que você recebe de aplicativos instalados em seu PC ou de telefones conectados ao seu PC. Observe que esse recurso funciona apenas para inglês.

  • Novo!  Esta atualização adiciona atalhos de tecla de acesso ao menu de contexto do File Explorer. Uma tecla de acesso é um atalho de um toque de tecla. Você pode usá-lo para executar rapidamente um comando em um menu de contexto usando o teclado. Cada tecla de acesso corresponde a uma letra no nome de exibição do item de menu. Para experimentar, você pode clicar em um arquivo no File Explorer e pressionar a  tecla de menu  no teclado.

  • Novo!  Esta atualização adiciona o modo de quiosque de vários aplicativos, que é um recurso de bloqueio. Se você for um administrador, poderá especificar os aplicativos que podem ser executados em um dispositivo. Outros aplicativos não serão executados. Você também pode bloquear certas funcionalidades. Você pode configurar tipos distintos de acesso e aplicativos para serem executados por diferentes usuários em um dispositivo. O modo de quiosque de vários aplicativos é ideal para cenários em que várias pessoas usam o mesmo dispositivo. Alguns exemplos são trabalhadores da linha de frente, varejo, educação e realização de testes. Algumas personalizações de bloqueio incluem:
    Limite o acesso às configurações, exceto algumas páginas, como Wi-Fi e brilho da tela.
    Mostrar apenas os aplicativos permitidos no menu Iniciar.
    Bloquear determinados brindes e janelas pop-up.

  • Novo!  Esta atualização introduz a coleta de despejo de memória do kernel (LKD) ao vivo do Gerenciador de Tarefas. Usando o LKD, você pode coletar dados para solucionar um problema enquanto o sistema operacional continua funcionando. Isso reduz o tempo de inatividade quando você deve investigar um programa que não responde ou falhas de alto impacto. Para saber mais, consulte  Dump de memória ao vivo do Gerenciador de Tarefas .

  • Novo!  Esta atualização substitui as configurações de  Mostrar o teclado de toque quando não houver nenhum teclado conectado . Eles estão localizados em  Configurações  >  Hora e idioma  >  Digitação  >  Teclado sensível ao toque . Um novo menu suspenso oferece três opções para controlar se tocar em um controle de edição deve abrir o teclado virtual. As opções são:
    Nunca . Isso suprime o teclado de toque mesmo quando nenhum teclado de hardware está conectado.
    Quando nenhum teclado estiver conectado . Isso mostra o teclado de toque apenas quando você usa o dispositivo como um tablet sem o teclado de hardware.
    Sempre . Isso mostra o teclado virtual mesmo quando o teclado de hardware está conectado.

  • Novo!  Esta atualização substitui as configurações de  Mostrar o teclado de toque quando não houver nenhum teclado conectado . Eles estão localizados em  Configurações  >  Hora e idioma  >  Digitação  >  Teclado sensível ao toque . Um novo menu suspenso oferece três opções para controlar se tocar em um controle de edição deve abrir o teclado virtual. As opções são:
    Nunca . Isso suprime o teclado de toque mesmo quando nenhum teclado de hardware está conectado.
    Quando nenhum teclado estiver conectado . Isso mostra o teclado de toque apenas quando você usa o dispositivo como um tablet sem o teclado de hardware.
    Sempre . Isso mostra o teclado virtual mesmo quando o teclado de hardware está conectado.

  • Novo!  Esta atualização adiciona uma configuração de privacidade do sensor de presença em  Configurações  >  Privacidade e segurança  >  Detecção de presença . Se você possui um dispositivo com sensores de presença compatíveis, agora pode escolher os aplicativos que podem acessar esses sensores. Você também pode escolher os aplicativos que não têm acesso. A Microsoft não coleta imagens ou metadados. O hardware do dispositivo processa suas informações localmente para maximizar a privacidade.

  • Novo!  Esta atualização melhora o desempenho da pesquisa nas configurações.

  • Novo!  Esta atualização altera o comportamento padrão da tecla print screen (prt scr). Pressionar a tecla da tela de impressão abre a ferramenta de recorte por padrão. Você pode desativar essa configuração em  Configurações  >  Acessibilidade  >  Teclado . Se você já alterou essa configuração, o Windows preservará sua preferência.

  • Novo!  Esta atualização apresenta um limite de 20 guias mais recentes em  Configurações  >  Multitarefa . Isso afeta o número de guias que aparecem quando você usa ALT + TAB e Snap Assist.

  • Novo!  Esta atualização melhora a sugestão de nuvem e a sugestão de pesquisa integrada. Isso ajuda você a digitar facilmente palavras populares em chinês simplificado usando o Input Method Editor (IME). A sugestão de nuvem adiciona a palavra mais relevante do Microsoft Bing à janela do candidato IME. A sugestão de pesquisa integrada fornece sugestões adicionais semelhantes às que você vê em uma página de pesquisa do Bing. Você pode inserir uma sugestão como texto ou pesquisá-la diretamente no Bing. Para ativar esses recursos, selecione um botão chevron no canto superior direito da janela do candidato IME. Em seguida, selecione  Ativar.

  • Novo!  Esta atualização adiciona uma configuração de privacidade do sensor de presença em  Configurações  >  Privacidade e segurança  >  Detecção de presença . Se você possui um dispositivo com sensores de presença compatíveis, agora pode escolher os aplicativos que podem acessar esses sensores. Você também pode escolher os aplicativos que não têm acesso. A Microsoft não coleta imagens ou metadados. O hardware do dispositivo processa suas informações localmente para maximizar a privacidade.

  • Novo!  Esta atualização melhora o desempenho da pesquisa nas configurações.

  • Novo!  Esta atualização altera o comportamento padrão da tecla print screen (prt scr). Pressionar a tecla da tela de impressão abre a ferramenta de recorte por padrão. Você pode desativar essa configuração em  Configurações  >  Acessibilidade  >  Teclado . Se você já alterou essa configuração, o Windows preservará sua preferência.

  • Novo!  Esta atualização apresenta um limite de 20 guias mais recentes em  Configurações  >  Multitarefa . Isso afeta o número de guias que aparecem quando você usa ALT + TAB e Snap Assist.

  • Novo!  Esta atualização melhora a sugestão de nuvem e a sugestão de pesquisa integrada. Isso ajuda você a digitar facilmente palavras populares em chinês simplificado usando o Input Method Editor (IME). A sugestão de nuvem adiciona a palavra mais relevante do Microsoft Bing à janela do candidato IME. A sugestão de pesquisa integrada fornece sugestões adicionais semelhantes às que você vê em uma página de pesquisa do Bing. Você pode inserir uma sugestão como texto ou pesquisá-la diretamente no Bing. Para ativar esses recursos, selecione um botão chevron no canto superior direito da janela do candidato IME. Em seguida, selecione  Ativar.
  • Estamos começando a lançar uma nova experiência de seletor de widget para os canais Beta e Release Preview com uma imagem que fornece uma visualização visual do widget antes de fixar, uma capacidade de links diretos que permite aos usuários pular diretamente para o seletor do aplicativo do provedor/ serviço, bem como um link para a página de coleção da loja de widgets, onde os usuários podem descobrir mais aplicativos com widgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui