Neste vídeo mostro os novos parâmetros utilizados no comando CHKDSK no Windows 8. Foco no parâmetro /SPOTFIX, que faz uma varredura priorizando os erros dos discos e não todos os arquivos contidos no disco.
Os parâmetros /scan /forceofflinefix /perf /spotfix e /sdcleanup são novos no Windows 8 e Windows Server 2012.
Veja abaixo a lista com todos os parâmetros disponíveis e suas funções:
/F Corrige os erros do disco.
/V Em FAT/FAT32: exibe o caminho completo e o nome de cada arquivo no disco. Em NTFS: exibe mensagens de limpeza, se houver.
/R Localiza setores inválidos e recupera informaçõe legíveis (implicará /F quando /scan não estiver especificado).
/L:size Somente NTFS: altera o tamanho do arquivo de log para um número especificado de quilobytes. Se o tamanho não for especificado, exibirá o tamanho atual.
/X Força a desmontagem do volume primeiro, se necessário. Todos os identificadores abertos no volume devem ser inválidos (implica /F).
/I Somente NTFS: executa uma verificação menos rigorosa das entradas de índice.
/C Somente NTFS: ignora a verificação de ciclos na estrutura de pastas.
/B Somente NTFS: reavalia os clusters incorretos no volume (implica /R)
/scan Somente NTFS: executa uma verificação online no volume
/forceofflinefix Somente NTFS: (deve ser usado com “/scan”)Ignora todo o reparo online; todos os defeitos encontrados são enfileirados para reparo offline (por exemplo, “chkdsk /spotfix”).
/perf Somente NTFS: (deve ser usado com “/scan”) Usa mais recursos do sistema para concluir o exame o mais rápido possível. Isso pode ter um impacto negativo no desempenho das outras tarefas em execução no sistema.
/spotfix Somente NTFS: executa a correção de ponto no volume
/sdcleanup Somente NTFS: coleta de lixo desnecessária para dados do descritor de segurança (implica /F). /offlinescanandfix Executa uma verificação offline e corrige no volume.
A opção /I ou /C reduz o tempo necessário para executar Chkdsk ignorando determinadas verificações do volume.